Esta postura, quando feita na Saudação ao Sol A, chega e depois some tão rapidamente que nem temos muito tempo de saboreá-la. Mesmo assim, vale dar dicas sobre como executá-la com precisão e o que você pode sentir quando fica algumas respirações nela.

A Ardha Uttanasana (Meia Curvatura para a Frente) é uma postura simples e aqui na Surya Namaskar também bem breve. Inspire, estique os braços e eleve seu queixo, peito e olhar, criando uma curvatura para trás na sua coluna. Tente aumentar ao máximo a distância entre seu osso púbico e o umbigo.

Mantenha os pés fincados no chão, pernas fortes, empurrando os calcanhares contra o solo. Pernas esticadas, a não ser que os músculos da parte posterior das coxas estejam muito curtos ou você tenha algum problema na lombar. Neste caso, dobre os joelhos até um ponto em que não sinta dor, apenas alongamento atrás das pernas.

Existem várias opções para a posição das mãos: pessoas flexíveis podem deixar a ponta dos dedos das mãos no chão ou, para os menos flexíveis existe a versão de colocar as mãos nas canelas. Pessoas com extrema flexibilidade conseguirão manter as palmas das mãos no chão. Vale lembrar que após a prática de algumas séries de Saudações ao Sol o corpo fica mais quente e flexível, portanto é possível que o praticante não consiga tocar as mãos no chão nas primeiras sequências, mas chegue mais perto ou toque o solo após algumas rodadas.

A Surya Namaskar desenvolve foco e tranquilidade mental. Deixe sua respiração guiar cada movimento e estenda o movimento por toda a duração da inspiração ou expiração. Seu olhar deve seguir a direção do movimento, conectando sua energia mental com seus atos físicos.

Erros mais comuns e dicas:

Esta postura é bastante simples e dificilmente o praticante a executa de forma errada. Uma importante dica é tomar cuidado ao elevar o queixo para não exagerar e acabar comprimindo sua nuca. Aliás, aqueles com problemas na cervical devem olhar para o chão e não para a frente, mantendo o pescoço longo.

Benefícios:

A Ardha Uttanasana alonga a frente do tronco, fortalece costas, coxas e joelhos, além de alongar quadris, isquiotibiais, panturrilhas e lombar. Aquece o corpo, estimula o abdômen e melhora a postura. É uma ótima preparação para curvaturas para a frente na sua prática, especialmente para o Cachorro Olhando Para Baixo (que exploraremos nos próximos dias).

Leia sobre os passos anteriores da Surya Namaskar nos links abaixo:
Uttanasana
Urdhva Hastansa
Tadasana