ESTILOS DAS AULAS

 “Yoga prolonga a juventude. Ele mantém o corpo cheio de vitalidade, imune a doenças, mesmo na idade bem, bem avançada.
O iogue nunca fica velho.”
Bishnu Charan Ghosh

MūTi

– MūTi Hot Yoga
– MūTi Flow

Utilizando a expertise que adquirimos como estúdio pioneiro em São Paulo da prática de yoga em sala aquecida, elaboramos uma sequência de Hot Yoga completa, dinâmica, divertida e desafiante, a MūTi Yoga. O nome vem das palavras alemãs mutig (corajoso) e Mut (coragem), que é um aspecto presente em todos os alunos do estúdio.

A MūTi é uma aula inovadora no mundo da Hot Yoga por ser uma sequência semi-fechada (diferentemente das sequências originais, que são todas fechadas, ou seja, as mesmas posturas são realizadas na mesma ordem em todas as aulas). Na MūTi o professor determina o ritmo e a intensidade da cada aula com base nas posturas que escolhe incluir naquele dia.

Esta é a aula que ensinamos no nosso curso de formação de professores, pois acreditamos que com ela o instrutor fica bastante versátil, completo e adquire conhecimento de todos os asanas fundamentais do yoga e da Hot Yoga.

Depois da MūTi Yoga, que é considerada um Hatha dinâmico, surgiu a MūTi Flow, em que exploramos a fundo a conexão de movimentos com a respiração. Na MūTi Flow temos algumas sequências diferentes entre si, explorando diversos aspectos físicos e energéticos.

Hatha

– Hot Yoga Original
– Hot Hatha
– Classic

Nas aulas de Hatha há uma permanência maior em cada postura (asana), com explicações mais detalhadas e muitas dicas de alinhamento e ajustes. São ótimas práticas para o iniciante em yoga e Hot Yoga. Estas aulas também são ótimas para o praticante mais experiente, pois descobrimos novos aspectos de cada postura durante anos, além de termos a oportunidade de acompanhar nossa evolução em cada asana e leva-lo para um outro patamar com o passar do tempo e da prática.

As aulas de Hatha são lineares – você executa um asana, depois entra em uma posição de neutralidade, executa outro asana, volta para a neutralidade, e assim por diante.

A permanência maior nas posturas nos ajuda a desafiar a mente e trazer concentração, foco e resiliência. Nos aspectos físicos, as aulas de Hatha na sala aquecida promovem fortalecimento muscular, alongamento e resistência, além de também estimular o sistema cardiorrespiratório.

Flow

– Vinyasa Flow
– Fusion Flow
– MūTi Flow Básica 
– MūTi Flow Guerreiros
– MūTi Flow Torções

Todas as aulas que levam “Flow” no nome têm como base o Vinyasa, em que os movimentos são fluidos e conduzidos pelo ritmo de nossa respiração. Um elemento encontrado em todas estas práticas é a Saudação ao Sol, uma sequência fixa de movimentos que aquece, alonga e fortalece todo o corpo.

As explicações de alinhamento de cada postura são breves, já que sustentamos boa parte dos asanas por poucos segundos, então recomendamos a iniciantes em yoga e Hot Yoga a frequentarem também as aulas mais lentas para que possam se familiarizar com todos os movimentos.

Por serem aulas mais fluídas, com menos intervalos entre as posturas, as aulas de Flow fazem um poderoso trabalho cardiorrespiratório, além de promoverem bastante força muscular e flexibilidade. Com a prática regular dos Flows você vai aumentar seu condicionamento físico e perceber que você tem mais energia e disposição para suas atividades do dia-a-dia!

Hatha Dinâmico

– MūTi Hot Yoga 
– Fierce Grace
– Fix

As aulas de Hatha-Flow são menos fluidas do que as de Flow – porém também conectamos uma postura à seguinte pelo ritmo da respiração – e há uma sustentação mais breve das posturas do que nas aulas de Hatha. Estas aulas são ótimas para encaminhar o aluno às aulas de Flow.

Várias instruções de alinhamento e ajustes verbais são dados pelo professor, o que faz a aula bem acessível para o iniciante em yoga e Hot Yoga, além de mante-la interessante e desafiadora para o praticante mais experiente.

São práticas que vão te ajudar a trazer a mente para o momento presente e aumentar seu condicionamento físico, força muscular e flexibilidade.

Yoga no Solo

– Nexus
– Low & Slow

São práticas em que concentramos nosso trabalho em posturas sentadas ou deitadas, ou seja, se houver sequência de asanas de pé, ela é breve e tem o intuito de preparar o corpo para a sequência no solo.

O ritmo destas aulas é menos fluido e mais parecido com uma aula de Hatha, porém aqui o aluno é convidado a permanecer nas posturas por um período ainda maior do que nas aulas de Hatha – o que é possível pela natureza dos asanas contidos nestas sequências, que muitas vezes exigem pouca ou nenhuma força muscular.

As aulas são excelentes para soltar, trabalhar e abrir os quadris, a coluna e os ombros. O aluno consegue acessar áreas mais profundas do corpo e aumentar sua flexibilidade de forma consistente, já que as posturas têm um efeito mais potente sobre o tecido conjuntivo (fáscia).

Por serem mais lentas, estas práticas promovem bastante calma e tranquilidade, além de convidar o praticante a reduzir seu ritmo e abandonar aspectos competitivos.

Yin Yoga

– Yang Yin

Yin Yoga é baseada em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e a ideia é realizarmos uma espécie de acupuntura sem agulhas para estimular a inteligência natural do corpo, mente e emoções a encontrar nosso estado de equilíbrio.

Fazemos isso com sequências no solo, em que o aluno é convidado a “soltar as amarras” físicas, mentais e emocionais do corpo por meio de longas permanências em cada asana (entre 2 e 5 minutos), em que há pouco ou nenhum trabalho muscular. Isso ajuda o praticante a trabalhar de forma eficaz os tecidos mais rígidos do corpo – tecido conjuntivo, tendões e ossos.

Na MTC nossos órgãos internos são relacionados a aspectos não apenas físicos, mas também à mente e às emoções. Com isso, as aulas de yin ajudam o praticante a se aproximar do equilíbrio e bem-estar do ser como um todo. A seção yin da aula, que é o foco principal, é bastante meditativa, sendo um ótimo exercício para quem tem interesse em iniciar ou fortalecer uma prática de meditação formal fora das aulas de yoga.

A yin em si não promove um trabalho cardiorrespiratório, porém a maioria das aulas começa com uma sequência yang, em que estimulamos nosso corpo com asanas que exigem o uso de nossos músculos e aceleram os batimentos cardíacos e a respiração.

HIIT Pilates

Apesar de não ser uma aula de yoga, a HIIT Pilates é um excelente complemento para nossa prática de asanas por fortalecer várias partes importantes do corpo utilizadas no yoga, fazendo com que a execução dos nossos asanas fique mais fácil e eficaz.

É um treino intervalado de alta intensidade, com baixo impacto. A aula vai desafiar seu sistema cardiorrespiratório e ajudar a aumentar seu condicionamento físico e força muscular em todas as áreas do corpo: core, glúteos, pernas e braços!

A condução da aula é dinâmica, com música agitada, o que serve para trazer estímulo e foco para o aluno durante os exercícios. Adaptações e correções são oferecidas para que a prática seja acessível a todos. A HIIT Pilates é praticada em um ambiente menos aquecido do que as demais aulas (por volta de 35ºC), já que os exercícios realizados geram muito calor interno.

Quer participar das nossas aulas?

Confira nossos planos e valores!